sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Com 58 milhões de vacinados, campanha contra a rubéola termina hoje em todo o País


A campanha nacional contra a rubéla termina nesta sexta-feira em todo o país. Ao todo foram vacinadas 58 milhões de pessoas, cerca de 83% da meta nacional estabelecida no início da campanha, em agosto. Esta foi a maior campanha de imunização já realizada no mundo, segundo o Ministério da Saúde.

Apesar do término oficial da campanha, o ministério informou, por meio da assessoria de imprensa, que os Estados que avaliarem necessário continuar a imunização tem autonomia para isto.
Em São Paulo, é provável que a vacinação continue. A Secretaria de Saúde do Estado se reune, neste momento, com as secretarias municipais para traçar novas estratégias para atingir a meta do Estado.
No Paraná, a Secretaria da Saúde do Estado já divulgou nota na qual informa que a campanha será realizada até dezembro. Segundo dados divulgados, o Estado contabilizava apenas 79,15% de paranaenses vacinados, na faixa etária dos 20 a 39 anos, até a última terça-feira.


Balanço
O balanço geral divulgado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostrou que, apesar da campanha, os homens se vacinaram menos que as mulheres. No total, 86% delas e 80% deles foram vacinados.
Na divisão por regiões, a Norte foi a menos vacinada, com 77,62% de cobertura, e os mais imunizados estão na região nordeste, que teve 86,69% de cobertura.
A doença
A rubéola é uma doença caracterizada por manchas vermelhas que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. É comum que o contágio aconteça pelas vias respiratórias.
Uma das grandes preocupações com a doença está na rubéola congênita, quando ela é transmitida da mãe para o feto, porque ela pode provocar malformações no bebê, como surdez e problemas visuais.


Portanto galera...valorizem a vida e se vacinem!!!!


Um comentário:

Felippe Alves disse...

Pois é minha amiga jornalista. Minha mãe desceu até o bazar aqui em São José mesmo e a mulher perguntou se ela já tinha tomado. Ela disse que sim, pois uma enfermeira diferente tinha aplicado já. Eu perguntei se eu pudia tomar, a mulher disse que é só de 19 anos pra cima.